Capacidades do Ubuntu 9.10 começam a ser desvendadas

Mark Shuttleworth, o homem por trás do Ubuntu, deu a conhecer algumas das características que marcarão a próxima geração da plataforma, que sairá em Outubro.

Apesar de ainda nem ter saído a versão correspondente ao mês de Abril, a 9.04 Jaunty Jackalope, já se perfilam as primeiras capacidades daquela que será a sensação do ano para todos os amantes do sistema operativo.

O magnata já falou acerca do promissor Karmic Koala, o Ubuntu 9.10, explicando que esta versão estará optimizada para ultraportáteis e que vai incluir suporte ao EC2, o serviço de cloud computing da Amazon Web Services, bem como um portfólio de Amazon Machine Images.

Entre as capacidades prometidas para esta nova versão estão um novo gestor de arranque que será de carácter gráfico e que poderia ser o Plymouth de Red Hat, menor tempo de arranque que o Ubuntu 9.04, ou seja, abaixo dos 20 segundos, suporte para EXT4, entre outras características.

Para servidores, as novidades passam pela adopção completa das APIs do Amazon EC2 e inclusão do Eucalyptus, uma ferramenta de código aberto que permite que as empresas criem seus próprios ambientes de cloud computing.

As capacidades definitivas do Karmic Koala serão conhecidas no próximo Ubuntu Developer Summit, marcado para os dias compreendidos entre 25 e 29 de Março em Barcelona.

Fonte

Anúncios

About this entry